Déjà vu, pronuncia-se Déjà vi, é um termo da língua francesa, que significa “já visto”. Déjà vu é uma reação psicológica que faz com que o cérebro transmita para o indivíduo que ele já esteve naquele lugar, sem jamais ter ido, ou que conhece alguém, mas que nunca a viu antes.
Déjà vu é uma sensação que surge ocasionalmente, ocorre quando fazemos, dissemos ou vemos algo que dá a sensação de já ter feito ou visto antes, porém isso nunca ocorre. O déjà vu aparece como um “replay” de alguma cena, onde a pessoa tem certeza que já passou por aquele momento, mas realmente isso nunca ocorreu.
O déjà vu ocorre porque o cérebro possui vários tipos de memória, como a memória imediata, que é capaz de repetir um número de telefone e depois esquecê-los. A memória de curto prazo dura algumas horas e a memória de longo prazo, que dura meses ou até anos. O déjà vu é na verdade, uma falha no cérebro, onde os fatos que estão acontecendo são armazenados diretamente na memória de longo ou médio prazo, quando o correto seria ir para a memória imediata, dando assim a sensação que o fato já ocorreu antes.
Deixe a sua opinião nos comentários, se você concorda ou não e qual era a sua opinião sobre esse assunto antes e depois de entrar no nosso blog.
CREDITOS: http://www.significados.com.br/deja-vu/
Adaptado por Bianca Amorim
Acredito que muitos já tiveram essa sensação. Que era uma falha do cérebro, eu tinha a noção mas a matéria me proporcionou um esclarecimento e um maior embasamento teórico através da explanação científica. Parabéns aos alunos!
ResponderExcluir