quinta-feira, 29 de outubro de 2015

10 mitos e verdades na educação brasileira


Olá guys, o assunto hoje é bastante polemico, por isso quero que fique bem claro que esta não é minha opinião em relação a nada, todas estas informações são dados verídicos e comprovados, e o assunto é: 10 mitos e verdades na educação brasileira



1. Professores brasileiros dão aula em muitas escolas
Mito. No Brasil, 57% dos professores dão aula em apenas uma escola; 37% lecionam em 2; 5% em 3 e 1% em 4.


2. Matemática é o calcanhar de Aquiles dos alunos brasileiros
Verdade. Se comparados com os resultados de língua portuguesa, os de matemática são realmente piores. Apenas a título de exemplificação, 10% dos brasileiros chegam ao fim do 9° ano com o conhecimento adequado em matemática. Em português, esse percentual é de 23%.


3. As escolas do Norte e do Nordeste vão de mal a pior
Mito. Nenhum estado brasileiro piorou seu desempenho em nenhuma das quatro provas avaliadas (português 5° e 9° anos; matemática 5° e 9° anos). É verdade que alguns deles não evoluíram em nada, mas alguns estados do Norte e do Nordeste vêm se destacando como estados que mais aumentaram suas notas, como Acre, Ceará, Rondônia e Tocantins. Em muitos casos, eles estão acima da média nacional.


4. É mais fácil ter notas maiores nos anos iniciais do que nos anos finais
Verdade. Comparativo das notas da Prova Brasil 2007 e 2009 mostra consistência no resultado melhor no 5° e no 9° ano tanto em português quanto em matemática.


5. A internet já chega em boa parte das escolas do Brasil
Mito. De acordo com o Censo Escolar 2010, apenas 47% das escolas têm internet. A banda larga chega a apenas 39% das instituições. No entanto, entre as participantes da Prova Brasil, que são majoritariamente públicas, 75% têm acesso à internet.


6. Alguns alunos passam anos na escola sem aprender rigorosamente nada
Verdade. Ao se analisar a escala de proficiência adotada pelo QEdu, é possível verificar, por exemplo, que 39% dos alunos do 9o ano têm conhecimentos insuficientes de matemática. Isso quer dizer que 776.776 alunos no país não aprenderam quase nada – ou mesmo nada – do que se esperava que eles tivessem aprendido.


7. Alunos muito bons não têm oportunidade de aprender mais do que está planejado
Mito. Também pela escala de proficiência é possível ver que, nas quatro provas analisadas, há sempre grupos de alunos com conhecimentos acima do esperado.


8. Um bom resultado na Prova Brasil significa que o sistema de ensino é bom
Não necessariamente. É preciso analisar a participação e o número de alunos que fizeram a prova ao longo de várias edições da Prova Brasil para se ter dados mais consistentes. Tome-se como exemplo a cidade de Fernão (SP). Entre os alunos de 5o ano em português, 100% obtiveram resultado com aprendizado adequado em 2009. Mas note-se que apenas 19 alunos fizeram a prova. Assim, apenas com base nessa edição, apesar do resultado unânime, não é possível afirmar se o sistema de ensino é mesmo muito bom.


9. Neste país, a violência na escola é generalizada
Mito. Quando alunos, professores e diretores responderam a questões sobre violência no Censo Escolar 2010, eles chegaram a relatar casos de violência na escola, mas esses números estão muito longe de ser generalizados. Agressões físicas de aluno para professor, por exemplo, foram confirmadas por 8% dos diretores e negadas por 92%.


10. O Brasil ainda tem muito o que melhorar na educação
Verdade. Meta do movimento Todos Pela Educação para 2022 é de 70% de nível adequado em português e matemática, no 5o e no 9o ano. Até agora, na etapa e disciplina que o país vai melhor, que é português no 5o ano, alcançou apenas 32% dos alunos com aprendizado adequado.

Adaptado por Maria Vitória Andrade

domingo, 25 de outubro de 2015

3 Motivos para comer chocolate!!!!!!!!

Olá guys, hoje eu estou aqui pra falar um pouquinho sobre o chocolate (que eu adorooo).
Todo mundo vive dizendo que chocolate faz mal, dá espinhas, engorda...Mas por favor ninguém é perfeito, por isso estou aqui para mostrar as qualidades (que na minha opinião superam qualquer defeito) do chocolate, segue abaixo três motivos para trazer felicidade pra todas as chocólatras (assim como eu), e para mostrar o quanto chocolate faz bem!!!




















                                                                                                       Por Maria Vitória Andrade



sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Mitos & Verdades sobre a Inteligência

Olá guys, hoje nós iremos falar um pouco sobre Mitos & Verdades sobre a Inteligência e todas aquelas curiosidades que todo mundo fla, mas você não sabe se é Mito ou Verdade. A baixo algumas curiosidades sobre o tema:

  1.Ficar de bom humor influencia sua inteligencia.  (MITO)
Na verdade, é o mau humor que influencia. Em uma pesquisa, voluntários assistiram a filmes curtos, que os deixavam de mau ou bom humor. Então todos fizeram testes de raciocínio logico. Os mal-humorados erraram menos, pois o processamento do cérebro foi mais rápido.












2. Comer chocolate ajuda na memória e no raciocínio. (VERDADE)
O chocolate melhora o fluxo sanguíneo no cérebro, aí ele trabalha melhor. Franz Messerli, cardiologista, descobriu que países de onde saem mais vencedores do premio Nobel são grandes consumidores de chocolate. Quanto maior consumo por habitante, maior o numero de gênios premiados com o Nobel.


















3. O filho mais velho é, normalmente, o mais inteligente. (VERDADE)
Um pesquisador da Flórida, analisou a relação entre as habilidades nos primeiros anos de vida do colégio e a ordem de nascimento da família. E, olha só, entre os 12 mil entrevistados da pesquisa, os primogênitos demonstravam um desenvolvimento cognitivo maior do que os filhos que nasceram depois.













4. Comer carne deixa você mais inteligente. (MITO)
Na verdade é parar de comer carne é que ajuda na inteligência. Pesquisadores do Reino Unido analisaram a dieta e o QI (não sabe o que significa QI? Dá uma olhada na nossa postagem "Resenha sobre o teste de Einstein") de 8 mil voluntários ao longo de 20 anos. E os vegetarianos levaram vantagem de 5 pontos nos testes do QI sobre os que comiam carne. Eles também yinham melhores empregos.















                                                              Adaptado Por Maria Vitória Andrade
                    Referencias:  http://super.abril.com.br/ciencia/5-mitos-e-verdades-sobre-a-inteligencia

terça-feira, 20 de outubro de 2015

MARTE!!!

Olá guys, Marte é alvo constante da exploração de agências espaciais, pois a curiosidade e até mesmo medo de que haja vida fora da terra achando que essas criaturas são malignas e que estão constantemente atrás de informações sobre nosso modo de viver e nossa capacidade
em todos os sentidos, mas a final será que existe vida em marte ?
Não podemos afirmar com certeza se sim ou não, porém, existem razões para acreditar qualquer uma das opções. Nós vamos da 3 exemplos de cada para você tirar suas conclusões.


RAZÔES PARA ACREDITAR:
1. Marte já foi bem parecido com a Terra
Nossa percepção de Marte mudou drasticamente ao longo das últimas décadas. Ele pode ser parecido com um pedaço de rocha espacial vazia, mas há evidências de que Marte costumava ser bem parecido com a Terra há bilhões de anos, de acordo com a astrobióloga da NASA, Jennifer Eigenbrode. De acordo com os cientistas, o planeta já teve água o suficiente para cobri-lo por inteiro até uma profundidade de 137 metros e, segundo uma análise, 87% desta água foi perdida no espaço.
As evidências também indicam que Marte costumava ser mais quente no passado. Calor e grande quantidade de água são dois grandes pré-requisitos para a vida, logo é possível que tenha existido vida em Marte e que em algum momento ela tenha sido extinta. Ou então os seres do planeta tomaram um caminho evolutivo diferente aqui da Terra e ainda estão escondidos em algum canto daquelas rochas. 

2. Existe vida até nos lugares mais extremos da Terra
A vida é surpreendentemente resistente. Ela pode ser encontrada no deserto do Atacama, onde as temperaturas variam de 0ºC à noite a 40ºC durante o dia. A região já atingiu o menor índice pluviométrico do planeta, pois é possível ficar entre 10 e 15 anos sem chuva. 
Deserto do Atacama
Até mesmo a usina de Chernobyl, na Ucrânia, já abriga espécies de fungos vivendo no interior e em torno do seu Reator Nuclear. Os chamados "fungos radiotróficos" utilizam melanina para converter radiação gama1 em energia química para o seu crescimento.

3. Alguns ingredientes para a vida já existem em Marte
Os geólogos utilizam o termo "bioassinatura" para nomear qualquer substância que forneça evidência científica de vida passada ou presente em um planeta. É exatamente isso que os cientistas estão procurando em Marte – e já existem algumas pistas promissoras. O metano, por exemplo, já foi encontrado na atmosfera do planeta vermelho, mas os cientistas ainda não têm ideia de onde ele está vindo. O metano se dissipa, mas parece haver um fluxo constante na região, de modo que algo parece estar produzindo ativamente esse gás. Uma ideia maluca que já foi cogitada é que o metano pode estar surgindo de minúsculos micróbios que vivem abaixo da superfície de Marte.
Os cientistas já descobriram alguns dos ingredientes essenciais para a vida por lá, incluindo nitrogênio (uma parte crítica dos aminoácidos), monóxido de carbono (fonte de energia para alguns micróbios) e também há evidências de que água líquida salgada está fluindo abaixo da superfície.


RAZÕES PARA NÃO ACREDITAR:
CONDIÇÕES CLIMÁTICAS
  eles não têm as condições climáticas ideais para abrigar uma forma de vida. A maioria dos planetas do universo certamente não tem, pois ou são muito frios ou muito quentes, ou perderam seu campo eletromagnético, como marte, o que fez com que o vento solar batesse diretamente no planeta, varrendo tudo. 
POSIÇÃO SOLAR
A Terra é um planeta privilegiado para muitos somos os únicos habitantes desse gigantesco universo e um desses fatores tem com a nossa posição em relação ao Sol é perfeita, se nosso planeta tivesse 1 cm a mais ou a menos de distância nós hoje não existiríamos.
INFORMAÇÕES
Existem máquinas que captam informações sobre Marte e nunca captaram nenhuma presença de vida inteligente.


segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Déjà vu, mito ou verdade?!

Olá guys, com certeza vocês já devem ter passado por algum momento de DÉJÁ VU, o que vocês acham? Será mito ou verdade? A baixo vai algumas informações que vão fazer com que vocês mudem ou concretize as suas opiniões:

Déjà vu, pronuncia-se Déjà vi, é um termo da língua francesa, que significa “já visto”. Déjà vu é uma reação psicológica que faz com que o cérebro transmita para o indivíduo que ele já esteve naquele lugar, sem jamais ter ido, ou que conhece alguém, mas que nunca a viu antes.

Déjà vu é uma sensação que surge ocasionalmente, ocorre quando fazemos, dissemos ou vemos algo que dá a sensação de já ter feito ou visto antes, porém isso nunca ocorre. O déjà vu aparece como um “replay” de alguma cena, onde a pessoa tem certeza que já passou por aquele momento, mas realmente isso nunca ocorreu.

O déjà vu ocorre porque o cérebro possui vários tipos de memória, como a memória imediata, que é capaz de repetir um número de telefone e depois esquecê-los. A memória de curto prazo dura algumas horas e a memória de longo prazo, que dura meses ou até anos. O déjà vu é na verdade, uma falha no cérebro, onde os fatos que estão acontecendo são armazenados diretamente na memória de longo ou médio prazo, quando o correto seria ir para a memória imediata, dando assim a sensação que o fato já ocorreu antes.

Deixe a sua opinião nos comentários, se você concorda ou não e qual era a sua opinião sobre esse assunto antes e depois de entrar no nosso blog.


CREDITOS: http://www.significados.com.br/deja-vu/





Adaptado por Bianca Amorim

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Feliz dias dos Professores!!!

Olá guys, passando rapidinho pra parabenizar adiantado todas aquelas pessoas que mesmo que tenham os "piores" alunos, consigam transferir conhecimento e mostrar para todos que somos capazes e podemos ser alguém na vida! Obrigada por acreditar, persistir, e nunca desistir, queria demostrar toda minha gratidão, mas se passariam anos e anos para que eu possa retribuir, afinal são anos de aprendizado! Mas tento ser breve e apenas agradecer por tudo!
                                                                                                     Por Maria Vitória Andrade
5 curiosidades sobre os raios

1 – Carros, ônibus e aviões sempre são lugares seguros durante uma tempestade.
Verdade: Eles são abrigos seguros desde que você esteja dentro. Os raios não conseguem penetrar esses lugares.
2 – Raios não caem duas vezes no mesmo lugar.
Mito: No Cristo Redentor, por exemplo, caem em média, seis raios por ano.
3 – Espelhos atraem raios.
Mito: Isso é um mito popular. Quando uma tempestade iniciar, não é necessário cobrir os espelhos ou tirá-los da parede.
4– É seguro utilizar telefones sem fio durante uma tempestade.
Verdade: É sempre recomendável utilizar, dentro de casa, o telefone sem fio. Os telefones com fios ligados a tomada devem ser evitados, pois o fio do telefone transporta a corrente elétrica de um raio.
5– O para-raios evita que os aparelhos sejam queimados.

Mito: Para-raios são dispositivos que criam um caminho para que o raio atinja o solo sem causar raios ao edifício onde ele está instalado. Ele não evita que os aparelhos sejam queimados.
                                                                         Por Letícia Brandão

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Dia das Crianças? Por que não recebo presente?

Olá guys, Hoje eu vim falar um pouco sobre o dia das crianças, ok... eu sei que muitos de vocês não se consideram mas crianças. Mas pelo menos no meu caso, meus pais passam o ano inteiro me chamando de criança e tal...Mas quando chega na semana da criança já começa as "besteiras"."Filha já está crescida demais para ganhar presente de dias das crianças, não acha?Mas afinal,  vai querer o quê? Uma barbie? kkk". Mãeeee, pelo amor não irei querer uma barbie, ou uma bola, mas pra mim criança é criança e merece presente, por isso se você também vive essa situação, aqui algumas dicas de como conseguir presente no dias das crianças:

1- Peça um livro ou algo do tipo...Pode ter certeza que qualquer pai adora comprar um livro para um filho.


2- Se não gostar de ler, que tal algum jogo educativo? Se não curtir, a gente entende, mas vale a pena tentar...Alguns jogos realmente merecem a  nossa atenção!

3- Que tal pedir algo que realmente queira muito, talvez seus pais entendam que você quer muito e está merecendo, e acabar usando o dia das crianças apenas como pretexto para reconhecer que ultimamente você está mandando bem com eles!

4- Se nada der certo, agradeça, seus pais perceberam que você realmente cresceu e que agora já tem maturidade suficiente para poder juntar uma grana e comprar o seu presente sozinho! Eles irão se orgulhar muito de vocês!


Espero que vocês tenham gostado e um otimo feriado para todos vocês!!!! Não esquece de agradecer viu, porque querendo ou não. Todo mundo sempre será criança, afinal o feriado é para todos não é mesmo?

                                                                     Por Maria Vitória Andrade

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

5 curiosidades sobre a placa de Hollywood


Olá guys, o assunto de hoje é o letreiro de Hollywood. Quando pensamos no famoso letreiro de Hollywood diversas imagens vem à mente, como produções cinematográficas que rodam o mundo todo, celebridades perseguidas por paparazzis, atores talentosos, entre muitas outras coisas. Mas por trás disso tudo temos 5 curiosidades sobre a placa de Hollywood que talvez vocês não conheçam:
1 – O letreiro de Hollywood possui mais de 90 anos

Ele foi construído originalmente em 1923 e não foi projetado para se tornar um ícone da indústria de filmes americanos – isso foi algo consolidado com o tempo. Além disso, o objetivo do letreiro de Hollywood não foi fazer propagandas de possíveis filmes rodados na região, porém realmente avisar e anunciar vendas de imóveis nos arredores de Hollywood (que estava em expansão nas colinas de Los Angeles na época).
2 – Inicialmente não estava escrito “Hollywood”


Para fazer propagandas dos imóveis disponíveis da região, as letras escreviam “Hollywoodland”, o nome da região. As últimas quatro letras só pararam de ser utilizadas em 1949. Além disso, elas eram maiores antigamente, já que as peças de metal possuíam mais de 15 metros de altura. Para chamar a atenção dos californianos dali, mais de quatro mil lâmpadas foram utilizadas para iluminar o anúncio, piscando de modo consecutivo cada parte do letreiro.
3 – Já foi um ponto de suicídio


Peg Entwistle
Muitas pessoas chegam à Hollywood esperando se tornarem verdadeiros atores e atrizes. Essas eram as esperanças de Peg Entwistle, que deixou Nova York para tentar diferentes papéis em Hollywood em 1930. Infelizmente, a carreira de Entwistle jamais deslanchou de verdade e ela viu os seus sonhos ficaram sempre mais distantes de si.
Em setembro de 1932, Peg escalou a letra “H” do anúncio e se jogou do letreiro – morreu ao cair nas colinas da Hollywood. Curiosamente, Entwistle se tornou famosa por isso (e pela obsessão da fama e reconhecimento que o seu ato representou), e hoje muitos dizem que o espírito dela vive em sob as colinas de Hollywood.

4 – Comemoração da liberação da maconha?


Em 1973, novas leis foram sancionadas na Califórnia e garantiam um controle mais relaxado em relação ao uso da maconha. Para comemorar esse feito, Danny Finegood colocou algumas cortinas nos dois últimos “Os” e fez algumas mudanças com panos nas letras, criando o termo “Hollyweed” – weed é um sinônimo para maconha em inglês.
5 – A cara da decadência

Apesar de ser um ponto famoso nos dias atuais, durante o decorrer das décadas o letreiro de Hollywood quase foi removido por fazer parte de um empreendimento imobiliário e passou por inúmeras reformas, já que as letras caíam constantemente – inclusive, um carro já bateu na letra “H” do anúncio. Seja como for, o letreiro enfrentou o ápice do descaso nos anos 70, quando o visual não ficou nem um pouco parecido com a ideia de Hollywood que nós temos hoje.
Para recuperar a glória inicial de Hollywood e de tudo o que letreiro representava (não só para os moradores que viviam na região), nove pessoas se voluntariaram para fazer doações e recuperar o estado notável do letreiro. Cada indivíduo ficou responsável pela restauração de uma peça do letreiro e o time de benfeitores foi o mais eclético possível – com cantores, produtores de filmes, atores, estrelas de rock e até mesmo o fundador da Revista Playboy.
Hoje, o letreiro de Hollywood possui o seu próprio fundo (o Hollywood Sign Trust), permitindo que manutenções sejam feitas periodicamente. Os turistas que visitam Los Angeles também não podem mais ir ao lugar (pelo menos não oficialmente), já que existem leis que proíbem esse tipo de passeio, pois as letras estão em uma posição íngreme e existem riscos de morte e de picadas de cobras na região.
                                                       
                                                                                    Adaptado Por Bianca Amorim


segunda-feira, 5 de outubro de 2015

5 mitos e verdades sobre os cuidados com as unhas

Olá guys, o assunto de hoje são 5 mitos e verdades sobre os cuidados com as unhas


1 – Tirar muita cutícula faz mal para as unhas?
Verdade! Não é aconselhável que se tire mais do que o excesso. Segundo a dermatologista Miriam Sabino, ao retirá-la, abre-se uma porta de entrada para os micro-organismos, que causam infecções e inflamações.


2 – Unhas postiças podem fazer mal para as unhas?
Verdade! Ao colocá-las, você cria um espaço entre o produto e a sua unha, que pode ficar úmido e ser um local perfeito para a proliferação de fungos, que causam micose. “Se elas duram mais de quatro dias, podem ainda causar descolamento ou outros danos na superfície da unha, como alteração na coloração e alergia à cola, dependendo da sensibilidade de cada pessoa”, alerta a dermatologista.


3 – As unhas ficam mais fracas se eu apenas lixá-las e não cortá-las?
Mito! Só tenha cuidado: as unhas lixadas no formato quadrado podem quebrar mais facilmente, devido às pontinhas que ficam mais vulneráveis nas laterais.


4 – O excesso de esmalte pode danificar as unhas e deixá-las amarelas ou quebradiças?
Verdade! Unhas amarelas podem indicar alguma doença ou infecção. “Se estiverem quebradiças e sem brilho, veja se não é anemia, estresse, disfunções hepáticas e renais. Já se descamarem, pode ser sinal de falta de vitamina A no corpo. A carência de vitamina C também afeta a fabricação de queratina, deixando as unhas fracas”, explica Miriam. Ficar atenta a esses sinais e dar um respiro às unhas (sem esmalte) pode ajudar.


5 – Spray é melhor do que óleo secante?
Mito! O uso do spray pode causar pequenas bolhas de ar nas unhas, comprometendo a qualidade da pintura. O mais indicado é o óleo secante ou o esmalte extrabrilho, que adere melhor e ainda ajuda a fixar a cor do esmalte.









Adaptado Por Leticia Brandão

Mito ou Verdade? Poema de agradecimento!! Conteúdo original!!!

Quando criamos o blog
Mal sabíamos postar
Mas atualmente
Conseguimos diferenciar

O nosso blog é único
E sempre será
Noticias e curiosidades
aqui irá encontrar

Mas o que sempre nos dá força
é a nossa união
O blog é de todos,
fizemos de coração

OK, que é um trabalho...
Mas ele é sensacional
experiência incrível
e oportunidade sem igual!

Obrigada a todos
Por sempre nos acompanhar
Mito ou verdade é seu, é nosso
e para sempre será!
 
                             
                                                                                           Por Maria Vitória Andrade







sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Resenha do teste de EINSTEIN

Olá guys, hoje eu queria falar um pouco sobre um jogo, na verdade é um teste online...Não se preocupem eu não gosto muito de jogar e não irei transformar isso aqui em um blog para jogadores de lol (adianto que não tenho nada contra estes jogadores, entretanto o objetivo do blog não é esse). Mesmo assim, gostaria de recomendar a vocês esse teste, porque vale a pena dedicar algumas horas, neste teste de QI.
Quando Albert Einstein criou esse teste de QI (raciocínio logico) no seculo passado afirmou que 98% da população não seria capaz de resolve-lo. Particularmente,  quando soube dessa estatística fiquei muito ansiosa para provar que eu era apenas 2% da população que consegue resolver esse teste. Passei algum tempo tentando resolver, até que o site em que eu "joguei" me deu os parabéns por ser uma pequena parcela da população capaz de resolver o teste. E você está esperando o que para provar que também faz parte dos privilegiados a solucionarem o teste de raciocínio logico? Disponível no site Racha Cuca, segue o link ; http://rachacuca.com.br/teste-de-einstein/
Imagem do teste em branco

                                                                               Por; Maria Vitória Andrade

6 curiosidades sobre a acne

6 curiosidades sobre a acne
1 – Ansiedade e estresse pioram a acne.
VERDADEIRO. A ansiedade e principalmente o estresse podem sim agravar a inflamação e as espinhas.

2 – Chocolate provoca espinhas.
FALSO. Não há estudos científicos que comprovem que qualquer alimento específico, inclusive o chocolate tenha relação com a acne.

3 – Existem medicamentos que desencadeiam o processo acnéico.
VERDADEIRO. Há medicamentos que podem induzir quadros de acne, conhecidos como erupções acneiformes. Entre eles é possível citar os corticóides, vitaminas do complexo B, lítio, isoniazida, entre outros.

4 – A acne só atinge os adolescentes e depois desaparece na fase adulta.
FALSO. Normalmente a acne aparece durante a adolescência, já que é nessa época da vida que os hormônios estão em profunda ebulição. Mas, isso não significa que adultos não tenham acne. O quadro pode durar da adolescência até a fase adulta ou aparecer mais tarde. É necessário tratar a doença logo no início, para que a acne não provoque cicatrizes e se transforme em um problema crônico. Há casos ainda de espinhas em bebês e crianças, constituindo a acne infantil.

5 – Intestino preso e acne têm relação.
FALSO. A função intestinal irregular não tem relação com a acne.

6 – O clima interfere na qualidade da pele.
VERDADEIRO. O suor no verão, associado ao uso de filtros solares gordurosos, podem piorar a oleosidade da pele.

                                                                                                                                                              CREDITOS: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/acnes_mitos.htm
                                                                         Adaptado por Leticia Brandão